às 05:29 Postado por ANIMARIUN 0 Comments

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player


O homem imerso com suas emoções.
Pensemos um pouco nas pessoas, elas se comunicam, trocam idéias por meio da sonoridade de suas palavras ou se comunicam por meio de textos ou mesmo sinais, neste caso podemos pensar nos deficientes visuais e auditivos. Cada uma dessas ações produz o que chamamos de interatividade, esta se traduz em uma relação de produção e resposta. Uma pessoa quando conversa obtém uma interação, uma resposta, esta não precisa concordar com a primeira, mas concordando ou não, produz algo que vai além disso, gera o novo, opiniões novas.
Mas na interatividade do ciberespaço temos muito mais, temos uma extensão, um prolongamento, ela possui um toque de tecnologia e se exterioriza sendo sentida no meio físico. Quando entramos no mundo digital temos uma conexão, entramos em contato com a máquina. Quando se explora o mundo físico há interação, sendo uma atividade cheia de ações e indivíduos.
Estes dois mundos, um não exclui o outro, se somam. Ao trocar um e-mail com um amigo sobre marcar um passeio radical, como pular de pára-quedas, geramos interatividade e conexão.
Algo importante na interatividade, que faz toda a diferença, precisa ser sentida, tocada e obter um impacto físico. Jogar online com pessoas do mundo todo gera interatividade, e o mundo digital proporciona uma parte deste sentir físico, isto ocorre quando a pessoa fica imensamente plugada, perdendo o sentido de existência material e o mundo virtual passa a ser sua realidade.
A interatividade pode ser entendida de uma forma simples: o usuário se sente imerso, sua mente se conecta com todas as suas emoções. Quando ele toca e utiliza o joystick, quando ele pega com suas mãos os objetos, quando sente em sua pele a velocidade do vento, quando experimenta com seus sentidos, toque, sensibilidade, pressão e som. O usuário escolhe o que vai fazer, sentir ou experimentar.



Realidade Aumentada
 


A Realidade Aumentada permite a interação com um objeto físico através do meio digital, assim o interator consegue manusear o objeto e aumentar seu nível de interação com a máquina, trazendo para o mundo físico uma extensão da Realidade Digital.

A tecnologia usada para proporcionar essa simulação, é obtida através de cálculos em tempo real direcionados para a visão do interator, com uso de programas computacionais. Para experimentar essa Realidade existem diversas formas, mas você poderá ter essa experiência através de uma webcam e um impresso específico para uso em Realidade Aumentada, ou utilizar as embalagens de produtos que tenham essa tecnologia. Já estão disponíveis no mercado alguns anúncios em revistas, embalagens de cereais e latas de refrigerantes que permitem a interação com jogos ou acesso a informações sobre a empresa.
Com o celular é possível tal interação através dos QR-Codes ou Código de Barras em 2D.
O símbolo permite ao interator ser direcionado ao site de uma empresa ou ter outras informações referentes a um produto, mas outras possibilidades ainda estão em estudo.
Sabemos que ainda há muito a se explorar, pois a hipermídia tem se mostrado um ambiente para criação e difusão de novos experimentos, nossos conhecimentos do meio digital precisam ser questionados para que possamos ir além de suas fronteiras.