Go Motion! from Caligraffiti on Vimeo.

Go Motion - NDesign 2010

Entre os dias 11 e 18 de Julho, alunos e profissionas de Design de todo o Brasil compartilharam conhecimento e experiência no 20º Encontro Nacional de estudantes de Design, realizado em Curitiba na Universidade Positivo.
Na oficina Go Motion, a Caligraffiti solicitou através do briefing, que os estudantes mostrassem o dia a dia de um participante do NDesign. 
O resultado é esse stop motion repleto de criatividade e bom humor.

Créditos reservados à Caligraffiti: Ailton Feliz, Manu Borghi e Uno de Oliveira.

Participantes:

Rodrigo Basseti, Michelli Buzogany Eboli, Ubirajara Oliveira De Lacerda, Cinthia Durigan, Julianno Baka, Camila Loricchio Veiga,
Thiago Zucareli Pereira, Ronivan Machado da Silva, Guil Dumpierre Machado, Diego Teider, Helisson Luiz Moreton, Camila Silva,
Fabiano Oliveira, Natália de Oliveira Pedroso, Lilian Barbosa Albani, Layla Martins de Aquino, Vinicius Raniere, Glebisson Cunha da Silva,
Muriel Moura, Israel Mattos Chagas, Ricardo Ponce, Humberto Lopes Martins, Paula Hashimoto e Maria Alice Figueira Campos.

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Projeto interface do blog Animariun no iPAD  

Sua versão atual para PC não possui características como Touchscreen

(tela sensível ao tato), tecnologia móvel (acesso a rede wi-fi e 3G).
Na versão iPAD já podemos contar com uma nova interface onde o usuário
terá uma navegação mais ágil, totalmente elaborada para as funções de áreas do iPAD.

A seguir as imagens do projeto.











Passeio Interativo
Video produzido pelos integrantes do blog Animariun, com o tema Passeio Interativo.



LSD – Liga dos Super Designers

Projeto Final do Curso de DESIGN DE MÍDIA DIGITAL
Faculdade Impacta Tecnologia (2009)

Orientado por AYAO OKAMOTO

Produzido por NUTZ
- Inineu Tafner
- Marcel Maragato
- Roberto da Silva
- Wellington Rodrigues

 


Um breve sobre o que vimos e o que é possível..
De um toque ao deixar algo material ao próprio corpo...
Corpo onde serve de base para a realidade hipermidiartica...
Ao ponto que interagindo ao real e ao irreal...
O futuro? ... Quem sabe...

às 05:29 Postado por ANIMARIUN 0 Comments

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player


O homem imerso com suas emoções.
Pensemos um pouco nas pessoas, elas se comunicam, trocam idéias por meio da sonoridade de suas palavras ou se comunicam por meio de textos ou mesmo sinais, neste caso podemos pensar nos deficientes visuais e auditivos. Cada uma dessas ações produz o que chamamos de interatividade, esta se traduz em uma relação de produção e resposta. Uma pessoa quando conversa obtém uma interação, uma resposta, esta não precisa concordar com a primeira, mas concordando ou não, produz algo que vai além disso, gera o novo, opiniões novas.
Mas na interatividade do ciberespaço temos muito mais, temos uma extensão, um prolongamento, ela possui um toque de tecnologia e se exterioriza sendo sentida no meio físico. Quando entramos no mundo digital temos uma conexão, entramos em contato com a máquina. Quando se explora o mundo físico há interação, sendo uma atividade cheia de ações e indivíduos.
Estes dois mundos, um não exclui o outro, se somam. Ao trocar um e-mail com um amigo sobre marcar um passeio radical, como pular de pára-quedas, geramos interatividade e conexão.
Algo importante na interatividade, que faz toda a diferença, precisa ser sentida, tocada e obter um impacto físico. Jogar online com pessoas do mundo todo gera interatividade, e o mundo digital proporciona uma parte deste sentir físico, isto ocorre quando a pessoa fica imensamente plugada, perdendo o sentido de existência material e o mundo virtual passa a ser sua realidade.
A interatividade pode ser entendida de uma forma simples: o usuário se sente imerso, sua mente se conecta com todas as suas emoções. Quando ele toca e utiliza o joystick, quando ele pega com suas mãos os objetos, quando sente em sua pele a velocidade do vento, quando experimenta com seus sentidos, toque, sensibilidade, pressão e som. O usuário escolhe o que vai fazer, sentir ou experimentar.



Realidade Aumentada
 


A Realidade Aumentada permite a interação com um objeto físico através do meio digital, assim o interator consegue manusear o objeto e aumentar seu nível de interação com a máquina, trazendo para o mundo físico uma extensão da Realidade Digital.

A tecnologia usada para proporcionar essa simulação, é obtida através de cálculos em tempo real direcionados para a visão do interator, com uso de programas computacionais. Para experimentar essa Realidade existem diversas formas, mas você poderá ter essa experiência através de uma webcam e um impresso específico para uso em Realidade Aumentada, ou utilizar as embalagens de produtos que tenham essa tecnologia. Já estão disponíveis no mercado alguns anúncios em revistas, embalagens de cereais e latas de refrigerantes que permitem a interação com jogos ou acesso a informações sobre a empresa.
Com o celular é possível tal interação através dos QR-Codes ou Código de Barras em 2D.
O símbolo permite ao interator ser direcionado ao site de uma empresa ou ter outras informações referentes a um produto, mas outras possibilidades ainda estão em estudo.
Sabemos que ainda há muito a se explorar, pois a hipermídia tem se mostrado um ambiente para criação e difusão de novos experimentos, nossos conhecimentos do meio digital precisam ser questionados para que possamos ir além de suas fronteiras.

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player




Quem não assistiu Matrix, e recentemente o filme milionário Avatar?

Em ambos as personagens principais interagem no mundo real e no virtual. Logo, são diferentes nesses mundos. Eles são no mundo virtual uma imagem programada.

No mundo virtual você pode ser quem ou o que você quiser. Desde que tudo isso esteja programado.
Aaaaa.....assista Blade Runner. Um filme Cult dos anos 80. Você talvez entenderá o que é algo programado.

Nossos corpos não são mais os mesmos, ou melhor, não são mais os mesmos no mundo digital. Pois o corpo não é só carne. A virtualidade e o mundo fantástico que ela proporciona, permite que sua alma até certo ponto se desloque do corpo físico para a máquina, ou durante o tempo que durar esse querer. Isso acontece com um avatar, um símbolo digital que representa uma pessoa, aquele é uma síntese deste, não realmente a verdade, pois é uma representação estilizada de um sujeito. Ele o cria, transforma, acrescenta novos adjetivos do jeito que achar melhor. Não se resume apenas em um avatar ou vários deles, mas este é apenas um aspecto deste mundo de virtualidade. Ser o que se quer mesmo que seja apenas uma sensação.

O corpo material necessita de experiências. Não é diferente com o corpo virtual.
Um exemplo bastante conhecido é o "game" Second Life - um mundo virtual 3D - onde podemos criar um avatar e nos transformarmos sem sentir dor ou cansaço de ir até a loja para comprar uma roupa ou algo do tipo. O que sentimos é a experiência, a sensação de interatividade.
Recentemente um casal coreano deixou a filha de 3 meses de idade morrer de fome enquanto cuidavam de uma filha virtual em um MMORPG (“Massively Multiplayer Online Role-Playing Game”) chamado PRIUS.
O ser humano chega ao ponto de se esquecer da ligação carnal que existe na materialidade do corpo, de sua construção, por justamente existir a interatividade, porém, não as emoções e sentimentos.

Pensando hipermídia
"Onde há mundos em movimento, predomina a diversidade"

Hipermídia pode ser entendida como um mundo cheio de conexões, onde qualquer pessoa pode estar em qualquer lugar ou se comunicar com qualquer outra por meio da rede mundial de computadores. Expande as opções, cria uma teia de conexões, sempre em movimento. 

às 04:47 Postado por ANIMARIUN 0 Comments

Animariun... É um blog experimental que busca uma expressão de animação através de uma linguagem hipermidiática. Esta expressão pode ser uma composição verbal, visual ou sonora.
A animação não é necessariamente uma sequência de quadros, uma única imagem ou som pode ter um sentido de movimento. O nome Animariun surgiu desta ideia.
Significa um mundo alternativo que cria o link com o existencialismo, um mundo virtual, que pode tanto ser surreal como compreensivel. Pensamentos e reflexões que apresentam um movimento.